29 de agosto de 2011

TEMA TRANSVERSAL JUVENTUDE E TRABALHO PROJOVEM VILA ISAIAS

Equipe de Orientadoras Sociais e Coordenador pedagógico se preparam para o trabalho de campo do Tema Transversal Juventude e trabalho. Na foto alunos entrevistam Mototaxista, ACS e vendedores ambulantes.

Adolescentes saem as ruas para a pesquisa de campo, entrevistando diversos profissionais durante seus horarios de trabalhos, na foto, um dos engenheiros responsavel pela construção da nova delegacia de policia, cobrador e funcionarios que estão construindo uma creche na Vila Isaias

Entre muitos trabalhos entrevistados, os adolescentes do PROJOVEM encontraram os carroceiros, uma profissão antiga no municipio e utilizada em varios pontos da cidade para o transporte de agua.

No retorno das atividades houve uma grande confraternização entre os adolescentes e orientadoras sociais pelo belo trabalho desenvolvido no dia.


O Tema Transversal Juventude e Trabalho se constituiu de um dos momentos de maior aprendizagem e intercambio de conhecimento neste ano de 2011.
Ao saírem nas ruas em busca dos entrevistados, adolescentes e orientadoras sociais arregaçaram as mangas e trabalharam incansavelmente nas entrevistas e estimulando os adolescentes que a cada momento surpreendiam a todos com a qualidade das perguntas, a postura frente aos entrevistados e a disposição em querer mais.

CRONOGRAMA DE TRABALHO CONFORME O TRAÇADO METODOLÓGICO.

JUVENTUDE E TRABALHO
Oficina de Abertura e de motivação para a Formação Técnica Geral/FTG
Módulo I – Trabalho e Ocupação
Desafio Formativo: Mapa dos sonhos dos jovens e das ocupações no mundo do trabalho
Módulo II – Etapas do trabalho
Desafio Formativo: O Grande Jogo no território
Módulo III – Processo de trabalho
Desafio Formativo: Produção e encenação de peça teatral na comunidade
Módulo IV – Organização do trabalho
Desafio Formativo: Produção de Programa de rádio e criação de site sobre a história do território
Módulo V – Organização da produção
Desafio Formativo: Produção de vídeo sobre o processo formativo do Coletivo
Módulo VI – Projeto coletivo de trabalho
Desafio Formativo: Projeto coletivo de trabalho que apresenta o Coletivo organizado
informalmente em cooperativa para a produção de eventos culturais. Realização de evento cultural de encerramento da FTG no PJA.







Nenhum comentário: