PROMOVENDO A ACESSIBILIDADE


Texto de: Maria Antônia Soares Monsão
Orientadora Social Projovem Vila Isaías

No dia 13 de Março de 2012, o Projovem Adolescente da vila Isaias convidou  um cadeirante e ex conselheiro tutelar, o Sr. Enylson, para falar sobre suas dificuldades e  preconceitos que enfrenta por ser deficiente.
            Enylson , também conhecido como pezão, citou sobre o preconceito vivido por professores, sociedade e até mesmo o desânimo da família. Com sua garra e determinação, foi cursar faculdade fora da cidade e concluiu seus estudos, conta que encontrou pessoas em situações piores que a dele. E como ser humano de bom coração, chegou a doar sua cadeira, que necessitava tanto, para uma mulher grávida, também deficiente, coisa que muitos de nós não faríamos.
            Passou na prova, concluiu a faculdade, já trabalha há muito tempo para o município e até para o estado.
            Na palestra usou a seguinte frase:
“- Você não é obrigado a gostar de mim, mas é obrigado a respeitar meus direitos.”
            E encerrou com a frase:
“- Eu não posso concordar com tudo que dizes, mas defenderei o direito de falares”.
            - Parabéns Enylson. Você é o exemplo de pessoa que mostra não apenas para os fisicamente saudáveis, mas com deficiência que a vida não pára. Basta erguer a cabeça, lutar pelos seus direitos e seguir em frente.
- Quando falamos de acessibilidade não falamos apenas de construirmos rampas em frente a prédios públicos ou privados, mas de inclusão social. Temos que permitir que pessoas som deficiência ou dificuldade de mobilidade participem do nosso meio.


Postado por:
Moisés do Nascimento Bonfim
Francico Pereira de Sousa Filho